quarta-feira, 18 de abril de 2012

ExpoConquista 2012

Governador Jaques Wagner presente na ExpoConquista - 24.03.2012




Na tarde de sábado, dia 24, a ExpoConquista recebeu a ilustre visita do governador da Bahia Jaques Wagner, que veio acomanhado do vice-governador Otto Alencar, do secretário estadual de Agricultura Eduardo Seixas de Salles, além da comitiva formada por prefeitos da região, senadores, deputados federais e estaduais e lideranças políticas. O presidente da Coopmac, Claudionor Dutra, recepcionou o governador e acompanhou-o na visitação aos estandes montados no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. No estande do Banco do Brasil, Jaques Wagner participou da entrega de oito máquinas financiadas pelo Banco e, em seguida, participou do lançamento de degustação do Festival da Tilápia, no restaurante Boca de Forno. Logo após, o governador e sua comitiva saborearam o café Coopmac, tipo exportação.
(Fonte:Cooperativa Mista Agropecuária))Conquistense Ltda.




Agricultura familiar tem produtos na ExpoConquista 2012


Quem visitar ExpoConquista 2012, até domingo (1º), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, não pode deixar de conferir o estande da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). Um espaço de 288 metros quadrados foi organizado para apresentar ao público os projetos elaborados para combater a pobreza rural das comunidades do semiárido. As ações estão sendo desenvolvidas no âmbito do Programa Vida Melhor, programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Estado. São apresentadas informações sobre o Programa de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas mais Carentes do Estado da Bahia (Gente de Valor), Programa de Combate à Probreza Rural (Produzir), Programa de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga (Mata Branca), e o Projeto de Inclusão das Comunidades Remanescentes de Quilombos (Quilombolas). Os visitantes poderão conhecer também o sucesso de experiências bem-sucedidas executadas pela CAR nos 407 municípios da Bahia e degustar os produtos da agricultura familiar fabricados por seis cooperativas apoiadas pela empresa. Doces de leite, de umbu, biscoito de polvilho, beiju e o delicioso chocolate da fábrica Bahia Cacau de Ibicaraí são algumas iguarias que poderão ser apreciadas. O estande da CAR estará aberto no período de 10h às 22h. (Fonte: Governo do Estado)

Quaresmeira



Nome Científico: Tibouchina granulosa

Sinonímia: Lasiandra fontanesiana, Melastoma fontanesii, Melastoma granulosa, Pleroma granulosa


Nome Popular: Quaresmeira, Quaresmeira-roxa, Flor-de-quaresma


Família: Melastomataceae


Divisão: Angiospermae


Origem: Brasil


Ciclo de Vida: Perene


Sementes de Quaresmeira, de nome científico Tibouchina granulosa uma árvore de beleza notável, que encanta por sua exuberante floração.

Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. A floração ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores roxas.


Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo do clima em que se encontra.


Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio ou transplante. Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres. Esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.

Sementes destinadas unicamente ao cultivo. A quaresmeira apresenta naturalmente baixo índice de germinação, em torno de 15%, pois a grande maioria de suas sementes não possui embrião. Apesar disso, suas sementes são muito pequenas e numerosas. Esta espécie depende de luz para sua germinação. A emergência ocorre entre 7 a 30 dias após a semeadura.


Plantar em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente e transplantar para o local definitivo após 6 a 7 meses do plantio.

Originária da mata atlântica, esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado. Multiplica-se por sementes, com baixa taxa de germinação, e por estaquia de ramos semi-lenhosos.