domingo, 31 de maio de 2009

Viagens pela Bahia

Olá meu povo!
Estimados amigos, aqui estou mais uma vez a dar-vos conta das minhas viagens, que não são propriamente as "Viagens na Minha Terra", mas as viagens numa terra que é minha.

São pequenos relatos de alguns feitos meus que, espero, venham a contribuir para a felicidade de muita gente.
São trabalhos na área da formação profissional voltados principalmente para pessoas de baixa renda, pessoas interessadas em mudar o rumo profissional da sua vida e comunidades e colectividades com potencial para o cooperativismo e o associativismo.
É instrução na área de Licores, Especiarias, Temperos e Condimentos.

Deixo os links para que possam ter acesso a todas as coisas boas que me têm acontecido.
Abraço!
Manuel Baptista
Estes trabalhos são em Feira de Santana.
http://www.ctrfeira.blogspot.com/
Sul da Bahia, 29 de maio de 2009 Sindicato Rural de Eunápolis promove cursos de empreendedorismo rural e licores finos Terça, 28 de abril de 2009 às 09h58Por Nossa Cara o seu jornal Online

Outro curso promovido pelo Sindicato Rural, que foi encerrado na semana passada, ensinou 15 pessoas também ligadas à atividade rural a fazer licores finos. A bebida é feita a partir de frutas comestíveis, raízes, folhas, flores, cascas e caules.

Diferentemente dos licores que tradicionalmente são feitos na região, a bebida não utiliza processos como o cozimento, que, tira o sabor. É feito a partir da infusão da raiz, fruta ou ingrediente utilizado, e a utilização do álcool de cereais, o que, segundo o especialista em licores, Manuel Baptista, mantém o sabor e as propriedades. Cerca de uma dezena de sabores forma ensinada aos aprendizes, desde chocolate: puro, com pimenta, menta ou cremoso de café, ervas como capim santo e camomila, frutos como o limão, jenipapo e passas.

Matérias: NC













Curso de Licores - Eunápolis: Eu e parte do trabalho do Curso.














Curso de Licores- Eunápolis: Exposição de parte do trabalho do Curso














Curso de Licores - Eunápolis: A entrevista.













Curso de Licores - Eunápolis: Continuação da entrevista com o repórter do jornal digital: "Nossa Cara" - www.nossacara.com.br








Curso de Licores - Eunápolis: Montagem da exposição no final de curso.

Um comentário:

Leda disse...

Estimado Cunhado Manuel, aqui estou mais uma vez a dar-parabéns por conta das suas viagens, que que apesar de não são propriamente as "Viagens na Minha Terra", mas as viagens numa terra que a ti recebeu de portas e coração aberto.

São relatos como estes que de facto contribui para a felicidade de muita gente. Por que cada interior da Bahia é feito de histórias de pessoas significativas e isso tudo traduz uma paisagem genuína no seu blogue, com uma particularidade de cada lugar. Muito obrigado por partilhar estes bons momentos connosco.
Da cunhada Lêda