domingo, 7 de setembro de 2008

Coisas da Roça


O blog Saberes da Roça com Outros Sabores refere-se à propriedade intitulada: “Fazenda Chitaca Santo António”.
Está situada a cerca de 20 km de Valença, Bahia, Brasil indo pela BA – 542 em direcção ao Entroncamento de Valença e antes do povoado do Bonfim. Virando à esquerda para o povoado de Três Missas, andam-se cerca de 4 km. À entrada da fazenda, está um nicho com a imagem de Santo António. Inconfundível!
Lugar aprazível onde ainda se acorda com o chilrear de pássaros de várias espécies, a maior parte do terreno ainda é composto por mata atlântica. Possui cravoárias, coqueiros, dendezeiros, algumas árvores de fruta, água em abundância. Criam-se aves como, por exemplo, frango colonial, galinhas de Angola, galinha caipira. Pelo método artesanal, fabricam-se licores de quase tudo quanto é possível fazê-los. Pelo mesmo método artesanal se faz chouriço parecido com o do Mediterrâneo, concretamente o de Portugal e mais precisamente o da região da Serra da Estrela.
A curto prazo se irão produzir condimentos – sempre pelo método artesanal – assim como pão caseiro e produtos de fumeiro a exemplo do chouriço.
Já saem de lá doces como a cocada e o chocolate. A cocada só de frutas exóticas como, por exemplo, o cupuaçu; o chocolate de cacau, acabadinho de colher dos cacaueiros da propriedade.
O rio – Riachão do Vinhático – passa ao fundo da propriedade e tem entre outras características, uma argila maravilhosa para quem se quiser com ela besuntar.
As pessoas do lugar são afáveis e receptivas.

3 comentários:

Ateliê de Arte e Criatividade disse...

Manu,
Adorei a fazenda e as imagens do seu blog. Voce vai alçar altos voôs com sua dedicação e empreendedorismo. Sucesso.
Beijinhos prá voce e Suzy.
Com o carinho de Ledinha

Suzy Brito Baptista disse...

Mor...quantas saudades sinto das nossas c manhãs...sem pressa...ouvindo os cantos dos passáros...a nossa cachorrinha "Quita" e os gatinhos "Popó e Pirata" invandindo porta adentro...o cheirinho de mato...o sol da manhã entrando pela janela da cozinha...o aroma perfumado de café acabadinho de passar...aquelas iguarias com um sabor q só tem lá roça!
Chega logo final de semana prolongado...
Beijinhos!!!

ANTONIO MESQUITA disse...

MANU-SAFIR,RECEBE ,UM GRANDE ABRAÇO DESTE AMIGO DESDE PORTUGAL, FICO CONTENTE POR VÊR KE ALEM DE UM PROFICIONAL DE AUDIOVISUAIS,O MEU AMIGO AGORA É PROFESSOR,E AGRICULTOR,POR SUA VÊZ TAMBEM CRIADOR DE GÁLOS(GEYS),E SABE DAR MILHO ÁS PITAS,E TEM LÁ MUITAS E BONITAS,SÓ TENHO PENA ESTARES TAO LONGE SE NAO IA AÍ DARTE UMA MÃO NA LAVOURA,COM O MEU TRACTOR,MAS FORÇA AMIGO KE PARAR É MORRER,FICO MUITO CONTENTE POR TI,SÓ FALTA AI A ESTAÇÃO DE RADIO CB SÁFIR A EMITIR,GRAND ABRAÇO ATÉ Á PROX VIZITA DO BLOG