quarta-feira, 17 de junho de 2009

Coisas que se vão perdendo...

Olá!
Aqui de novo para vos mostrar uma raridade e não só.
Esta maravilha da natureza, a juerana, "ainda" está viva e perto lá de casa. Gostei dela e por isso aqui estou a mostrá-la. É soberba. Quando está florida, poucas coisas se comparam a ela. Está cheia de bromélias (aqui chamam-lhe gravatá), o que lhe dá um ar de maior imponência. Está à porta da casa de um amigo, o Sr, Braz e ele faz questão de a mostrar a toda a gente. É claro que nem sempre o tratamento que recebe é o melhor; mesmo em cima da sua imponente raiz, são deitados restos de tudo (e não é estrume). À volta dela como podem ver numa das fotos pelo menos, existem bananeiras e cacaueiros pelo menos.
No povoado a seguir àquele onde moro - Riachão do Vinhático - existiram em tempos várias destas espécies. Contam que num mesmo lugar e num curto espaço de terra, havia três delas; motivo porque o povoado se chama precisamente "Três Jueranas".
Vamos dar notícia dela? Vamos preservá-la? Terão os descendentes dos actuais filhos da terra o direito de conhecer a juerana? Ou vamos deixar que aconteça o que tem acontecido com todas as outras espécies da flora das quais já poucos se lembram?
Sabem, esta terra aqui é de alguns contrastes. Já ouvi dizer que por aqui andava a "araponga" distraindo toda a gente com o seu famoso "plein"!
Também dizem que por aqui ainda anda um sabiá ou um casal de sabiás; do verdadeiro dizem... Será? Nunca lhe ouvi o canto nem vi a cor.
E preguiças? Dizem igualmente que as havia aqui e em quantidade razoável para o lugar que é. Até no meu pedaço de terra as havia; dizem. À velocidade que se deslocam, não acredito que tenham mudado de "bairro" tão depressa.
E os veados? Que é feito deles? Vi um aqui há tempos aqui perto; pequeno, frágil e porque não dizer, bastante ágil como é característica da espécie.
E os tatus? Pois... Agora queixam-se das formigas!
E as gibóias e outras cobras? Mas agora com as infestações de ratos e outros roedores... Tá-se bem!...
Agora lembrei-me dos saudosos "Mamonas Assassinas". Que Deus os tenha no Seu eterno descanso. Nada de especial; lembrei-me da música onde ele diz que os animais são uns bichos interessantes. Fala do tatu, do elefante, do camelo, das vaquinhas, dos cachorros, das baleias, das pombas...
Vocês já pensaram se eles tivessem composto uma música a falar do ser humano? Imaginem só a p... (ups) a baixaria que não era!...
Gosto de vocês todos!
Abraços e beijinhos.
Manuel Baptista














Juerana Branca (Macrosamanea pedicellaris Nielsen)














Juerana Branca (Macrosamanea pedicellaris Nielsen)












Juerana Branca (Macrosamanea pedicellaris Nielsen)












Juerana Banca (Macrosamanea pedicellaris Nielsen)












Juerana Branca (Macrosamanea pedicellaris Nielsen)










Juerana Branca (Macrosamanea pedicellaris Nielsen)

Nenhum comentário: